Exu e Pomba Gira

 Os guardiões do terreiro, da rua, os zeladores da ordem espiritual.

   Temos que começar a mudar nossos conceitos de Exú e Pomba Gira. Vamos a partir de agora ver o Exú e a Pomba Gira como aquela polícia que guarda e toma conta das ruas obedecendo sempre uma hierarquia de comando, que é o Exú chefe do Terreiro, e acima dele os guias chefes da Casa. Podemos também ver os Exús como aqueles lixeiros alegres que passam pelas ruas recolhendo toda a “sujeira”. Vêm com brincadeiras e algazarras, mas fazem um trabalho enorme em benefício da sociedade, que diga-se de passagem é muito pouco reconhecido. E as Pomba-giras seriam  as “margaridas” mulheres que trabalham também na limpeza de nossas ruas e nossa cidade, exercendo a sua profissão com presteza e determinação. Assim como devemos ter um conceito mais respeitoso do Exú, devemos também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombas Giras, deixando de encará-las como mulheres vulgares e da vida, que só vêm “para arranjar casamento” ou o que é pior, para desfazer casamentos... Isto é uma coisa absurda e vulgar... O trabalho da Pomba Gira é sério.  É também um trabalho de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas. De abertura dos caminhos da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual.

Os papel desse guias tão conhecidos da nossa Quimbanda é o de fazer a limpeza espiritual e também são mensageiros de Orixás e Caboclos, muitas vezes podendo trazer recados diretos de algum desse guias.

A função da obrigação de Exú é basicamente para fazer com que o Exú assuma no campo a função principal de guardião do médium, desde que este se comporte a altura de sua amizade e respeito.  São espíritos de luz em busca de evolução. Que estão altamente compromissados com as esferas superiores, com os guias e protetores do médium e com toda a egrégora de luz da Casa na qual o médium está inserido. Trabalhando diretamente com esta egrégora eles auxiliam no combate e encaminhamento dos espíritos que são atraídos pela corrente de desobsessão do terreiro que fazem parte.Sendo assim também ressalto que Exu não trabalha por trocas, ou seja, não irá auxiliar você somente se lhe der algo, uma "marafa", um "pito" ou qualquer presente que seja do gosto desse guia, estão aqui para adquirir evolução, e isso não se compra, se adquiri, por isso deixo aqui bem claro que o serviço desses guerreiros da nossa umbanda é divino e muito sério, porém os métodos diferem de casa e de ritual.Sua energia também é mais densa. Conseqüentemente a sua vibração ou energia de incorporação está mais próxima (ou mais similar) a vibração de terra, exigindo do médium um nível de elevação diferenciado do que quando vai incorporar um Caboclo ou Preto Velho ou até mesmo outro Guia. Ou seja, quando o médium se prepara para a incorporação, ele tem que se concentrar e elevar a sua própria vibração, enquanto a entidade incorporante baixa a sua. Quanto mais evoluída for a entidade incorporante, mais sutil é a sua energia e mais exigirá do médium concentração e elevação para a incorporação.

 

 

 

Companheiras (os)


Cada exu (ou pomba-gira) tem sua companhia, o seu par, atuando como seu braço direito, a qual, sempre acompanha seu companheiro. Este "casamento" é um casamento espiritual, que tem como função o equilíbrio do médium e dos serviços realizados pelos seus Exus, também deixo claro que não é possível em caso de obrigação (assentamento de Exu), fazer a mesma só para um, ou seja, sentar somente o Exu ou somente a Pomba Gira ( como já foi explicado é o casal).Caso isto ocorra ressulterá em um desiquilibrio na vida pessoal e espiritual do médium.Também deixo entendido que se uma mulher tiver o Exu como seu Guia frenteiro ou vice-versa, isto não tem nehuma ligação com a sexualidade desta pessoa, também como a entidade que é grosseira, ou que confunde o trabalho espiritual, e acredita que pode encontrar durante uma sessão um par material, entre outras coisas, me desculpem médiuns, mais isto não é da Entidade, Guia ou como queiram chamar e sim falta de doutrina do médium.Exemplo: uma Pomba Gira não está em uma sessão para se relacionar com um Exu, para ficar embriagada ou para qualquer outra coisa material, que não tenha ligação com o plano espiritual, pois o trabalho que é feito é algo muito sério.

 

 

A saudação aos Exus: A saudação ao Exú é LARÓYÈ = salve, que também quer dizer salve compadre, boa noite “moça”.

 EXU Vigia as passagens, abre e fecha os caminhos. Por isso ajuda a resolver problemas da vida fora de casa e a encontrar caminhos para progredir. Além disso, protege contra perigos e inimigos.

 

OS EXÚS, SEUS NOMES E SEUS SIGNIFICADOS OU REPRESENTAÇÃO

LINHA EXU GUARDIÃO SIGNIFICADO DO NOME
OXALÁ SETE ENCRUZILHADAS

Representa os diversos caminhos abertos em

nossas vidas; representaainda o livre-arbítrio

professado na religião de Umbanda e

conseqüentemente nossa liberdade na

escolha de nosso próprio caminho.

IEMANJÁ E NANÃ MARABÔ

 

MA: Verdadeiramente  

 

RA: envolver  

 

ABÔ: proteção  

Aquele que envolveu perfeitamente com

sua proteção ou Salve aquele cuja força protege.

XAPANÃ/OMOLU CAVEIRA

Representa nossa mais profunda transformação,

aquela onde nossa parte material já se encontra

em profunda degradação e, no entanto, nossa

alma permanece em evolução.

OSSANHA SETE CAPAS

Representa o momento de transição final; é o Exú

da hora da passagem; responsável pelo corte do

cordão fluídico no momento final dos filhos de

Umbanda.

XANGÔ E IANSÃ TIRIRI

 

TI: com grande força  

 

RIRI: valor e mérito.  

 

Aquele que protege com grande força aos que

tem valor e mérito.

OXUM VELUDO

Representa a doçura, a delicadeza mas

também a força,a resistência. Representa

ainda a riqueza material e espiritual trazidas

pela Linha à qual serve.

OGUM E IBEJI TRANCA-RUAS

Representa um grande poder de defesa para aqueles

que a ele se dirigem; defesa contra aqueles que nos

desejam o mal,contra nós mesmos e contra aqueles

pensamentos e ações que tendem a impedir

nossa evolução.

 

 

Assim como há as sete linhas que regem e organizam as forças existentes dentro da Umbanda, dentro da Quimbanda o mesmo acontece e processa, pois como se sabe, "tudo que há em cima, há em baixo."

  • 1ª Linha - Linha Malei - Chefe - Exu Rei, é composta por 7 falanges, cada qual com seu chefe, e seus sete respectivos subordinados.

    • 1 - Exu Rei das Sete Encruzilhadas

    • 2 - Exu Marabô

    • 3 - Exu Mangueira

    • 4 - Exu Tranca Ruas das Almas

    • 5 - Exu Tiriri

    • 6 - Exu Veludo

    • 7 - Exu dos Rios ou Campinas 

            Pomba Gira - Pomba Gira Rainha das Sete Encruzilhadas

  • 2ª Linha - Linha das Almas - Chefe - Omulu, encontra-se nesta linha espíritos vulgarmente conhecidos como omulus.

    • 1- Exu Mirim

    • 2- Exu Pimenta

    • 3- Exu 7 Montanhas

    • 4- Exu Ganga

    • 5- Exu Kaminaloá

    • 6- Exu Malê

    • 7- Exu Quirombô

            Pomba Gira - Pomba Gira das Almas

  • 3ª Linha - Linha do Cemitério ou dos Caveiras - Chefe - Exu Caveira

    • 1- Exu Tatá Caveira

    • 2- Exu Brasa

    • 3- Exu Pemba

    • 4- Exu do Lodo

    • 5- Exu Carangola

    • 6- Exu Arranca Toco

    • 7- Exu Pagão

            Pomba Gira - Pomba Gira Rainha dos Cemitérios

  • 4ª Linha - Linha Nagô - Chefe - Exu Gererê

    • 1 - Exu Quebra Galho

    • 2- Exu 7 Cruzes

    • 3- Exu Gira Mundo

    • 4- Exu dos Cemitérios

    • 5- Exu da Capa Preta

    • 6- Exu Curador

    • 7- Exu Ganga

            Pomba Gira- Pomba Gira Maria Padilha

  • 5ª Linha - Linha de Mossorubi - Chefe - Kaminaloá

    • 1- Exu dos Ventos

    • 2- Exu dos Morcego

    • 3- Exu 7 Portas

    • 4- Exu Tranca Tudo

    • 5- Exu Marabá

    • 6- Exu 7 Sombras

    • 7- Exu Calunga

            Pomba Gira - Pomba Gira Maria Molambo

  • 6ª Linha - Linha dos Caboclos Quimbandeiros - Chefe - Exu Pantera Negra

    • 1- Exu 7 Cachoeiras

    • 2- Exu Tronqueira

    • 3- Exu 7 Poeiras

    • 4- Exu da Matas

    • 5- Exu 7 Pedras

    • 6- Exu do Cheiro

    • 7- Exu Pedra Negra

            Pomba Gira - Pomba Gira da Figueira

  • 7ª Linha - Linha Mista - Chefe - Exu dos Rios ou Campinas.

    • Sendo esta Linha composta por Kiumbas, é esta apenas regida pelo Exu dos Rios ou Campinas, tendo como polo passivo da linha, Pomba Gira, ou seja todas as Pomba Giras.

 

         

EXÚ MIRIM

Existe na Umbanda, uma linha de "Crianças ", conhecida como "Exús -Mirins", pouco abordada por autores umbandistas e muito pouco conhecida, sendo tabu para muitos Templos que muitas vezes , chegam a duvidar da existência dessas entidades.

Os Exús-Mirins são "crianças desencarnadas comuns", são Almas de Crianças que estão ligados  aos Exús , entretanto com um poder de realização muito forte e atuante quando utilizado em favor dos que trabalham na luz ou para ela.Encontramos em alguns Exús de Lei ( Exús que trabalham dentro da Lei da Umbanda) o conhecimento de como lidar com essas misteriosas e intrigantes Entidades ,pois Eles têm como ajudar em sua evolução. 
os Exús Mirins apresentam-se muitas vezes um pouco arredios e nota-se a total despreocupação com o perigo, o que os tornam as vezes presas fáceis de manipular em algumas situações, no entanto, quando corretamente doutrinados por uma chefia séria.(tanto no Plano Astral, como no Plano Físico , se mostram excelentes no trabalhos. Devemos ter respeito absoluto por essas Entidades e o não preconceito quanto à sua manifestação. Como todos nós sabemos , nenhuma manifestação que ocorra sob um amparo de luz, foge ao bom senso de seus praticantes, por isso, essas Entidades por mais "espuletas" que possam parecer não atravessam os limites de conduta impostas pelos Guardiões de Luz de um Templo. 
Costumam beber licor, pinga com mel ,Coca Cola, depende do ritual realizado no terreiro.